Durante o evento BUILD Windows 2011, se mostrou as funcionalidades da nova versão do Windows, e alguns detalhes indicaram que o sistema da Microsoft poderia bloquear outros sistemas. O Windows 8 vai utilizar EFI (Unified Extensible Firmware Interface) em vez da BIOS, este sistema se encarregará de verificar a assinatura digital dos componentes, assim como identificar se algum dos dispositivos conectados (como um USB ou um cartão de memória) tiverem qualquer tipo de malware, não efetuará o boot nesse caso, evitando o mau funcionamento do sistema com a auto instalação de possíveis ameaças ao sistema. Simplesmente a Microsoft mudou a maneira com que o Windows 8 trabalhará com o boot, visando a segurança do usuário. Conseqüentemente tirando a liberdade do proprietário do PC.

 

 

 

 

Durante a instalação, o Linux utiliza-se do boot loader BRUB2 para nos deixar escolher entre sistemas operacionais. Bem, se este estiver instalado, não tendo uma assinatura digital da Microsoft, o Windows 8 não será iniciado até que o Linux deixe de existir.

Terá sido de propósito? Em princípio não, já foram muitas as ocasiões em que ficou claro que o pessoal da Redmond gosta do Linux, e o utilizam para muitos sistemas. Mas caso possam estar interessados que seus usuários não usem o Linux, são os fabricantes de hardware que detêm a última palavra, e nesse caso, poderiam programar alguma configuração para desativar o boot seguro, ou até mesmo um grande número de desenvolvedores do Linux disponíveis para trabalhar no objetivo de encontrar um método alternativo.

 

Fonte: Forum PC's