Lançado em setembro de 2008, o Chrome vem ganhando tração a cada nova versão disponibilizada. Ele já ultrapassou o Opera e o Safari em número de usuários e em diversas plataformas, mas ainda não alcança o Firefox, que segue soberano no segundo lugar, logo atrás do Internet Explorer. Mas esse posto pode ser perdido ainda esse ano.

Segundo o StatCounter, site que mede estatísticas de uso de navegadores ao redor do mundo, o Chrome pode pegar o segundo lugar que ficou por tanto tempo dominado pelo Firefox, da Mozilla, já em dezembro. Atualmente, segundo números liberados hoje, o navegador do Google tem 23,6% da média total de usuários no planeta enquanto que o Firefox soma 26,8%. A estimativa é de que o Chrome fique com 26,6% e o Firefox com 25,3% no último mês do ano.

Os números, no entanto, conflitam com os de outro empresa de estatísticas, a Net Applications. De acordo com ela, essa mudança de posição do segundo lugar deve acontecer apenas na metade de 2012. A previsão da empresa é de que em dezembro o Firefox alcance 22,3% de participação enquanto que o Chrome teria 17,8%.

De qualquer maneira, o crescimento do Chrome já é assustador desde janeiro, quando o navegador começou a ganhar 8% de participação mensalmente. Ele vai alcançar o Firefox em breve, se a Mozilla não conseguir conter a queda acentuada de alguma forma, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para tomar o posto do Internet Explorer.

Fonte: techtudo.com.br